LF Ambiental - Dragagem, Impermeabilização

Topo

Equipamentos e Soluções para Dragagem de Rios

Dragagem com Drag-line e Bomba

Imagine uma situação onde a bomba pode ser utilizada pendurada numa drag-line com a caçamba removida, embarcada numa balsa para fazer dragagem em um lado de 1 quilômetro quadrado. Se a drag-line tiver boa capacidade para movimentar de um lado para outro e a bomba for de alta performance, pode fazer sucção de até 300 m³ de areia por hora, retirando em média 7 mil metros cúbicos de material em um dia.

A dragagem de rios é realizada para remover material sedimentado e melhorar o escoamento dos rios, córregos e canais. Esse trabalho requer planejamento para deixar os cursos d’água limpos e com maior capacidade de vazão nas épocas chuvosas, evitando enchentes.

A dragagem convencional com sistema mecanizado exige equipamentos apropriados. Normalmente se utiliza drag-line (escavadeira de cabo), escavadeira convencional ou escavadeira long reach. Recentemente, a LF Ambiental passou a incorporar também bombas com elevada capacidade de bombeamento, em geral aplicadas em bombeio de resíduos de mineração. Essas bombas tem capacidade de dragar 800 metros cúbicos por hora, bombeando até 65% de sólidos.

Drag-lines

As drag-lines são de longe os equipamentos com maior alcance à frente, por retirarem grande volume de material em menos tempo, gerando boa produtividade. No entanto, devido aos custos elevados, o Brasil ainda não conseguiu se modernizar em equipamentos específicos para dragagem. Assim, adaptar as máquinas a esses trabalhos tem sido a solução de melhor custo-benefício para prestadores de serviço e contratantes.

Escavadeira Hidráulica

As escavadeiras hidráulicas possuem alcance mais restrito; mesmo as máquinas de modelo long reach escavam à frente e abaixo da margem de onde trabalham. Se operar embarcada em uma balsa, retira material de um lado e dá tombo no outro, dentro do rio. São necessárias até três escavadeiras para realizar esse trabalho, enquanto uma escava e dá tombo, as outras trabalham em linha fazendo o mesmo procedimento até o material ser completamente despejado na margem.

Não basta remover o material. Ele precisa, também, ser destinado para aterro ou bota-fora. Mas antes é comum passar por um desaguamento à margem do rio por meio de um método conhecido como caixote, onde é amontoado, a água escoa de volta para o rio e os sólidos seguem para os caminhões.

Todos os equipamentos utilizados nesse trabalho devem ser definidos conforme o volume de material retirado do rio, prazo de trabalho, ponto de destinação, entre outros aspectos.

 

 

Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button

Rodapé

Receba nossas notícias

Copyright © 2020 LF Ambiental. All Rights Reserved.
Telefone: +55 (11) 4522-6001